segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tender Caramelizado e Geleia de Ameixa Fresca

Na nossa casa sempre tem tender no final do ano. Fer não liga pra chester, aves especiais, perus, mas ama tender, hehe.

O desse ano foi feito com receita da Carla Pernambuco, do Dez x 10, e ficou ótimo, excelente mesmo. Foi bom pra dar uma variada na receita de todo ano, hehehe.

1 tender de mais ou menos 1kg
1/2 xícara (chá) espumante
3/4 xícara (chá) coca zero
1/2 xícara (chá) conhaque
Açúcar mascavo e cravo da Índia a gosto
            - faça cortes superficiais no tender, no sentido diagonal, e espete os cravos. Faça uma camada de açúcar mascavo e leve ao forno pré-aquecido, 180 ºC. Quando começar a caramelizar o açúcar regue com a mistura de coca-cola, espumante e conhaque. Deixe assar por uma hora, virando o tender e regando com a mistura de bebidinhas. Deixe esfriar, retire os cravos e corte fatias bem finas para servir.

Fatias finas de mais ou menos um ponto (aproximadamente 32 fatias no total)

E além das frutas da salada de frutas eu comprei outras pra enfeitar a mesa.  Acontece que as ameixas estavam muuuuuuuuito maduras, e baratas, na hora pensei: vou fazer geleia.

Geleia de Ameixa Fresca
685g ameixas frescas
50g açúcar light
            - numa panela coloque as ameixas, com casca, fatiadas e o açúcar. Misture bem e deixe cozinhar em fogo bem baixo. Quando estiver "abrindo ruas", feito na foto ao lado, retire do fogo e deixe esfriar.  Depois de fria, bata no processador/liquidificador e volte pra panela. Deixe cozinhar mais um pouco até voltar ao ponto de "abrir ruas".  Coloque em um pote esterilizado se for guardar ou presentear ou mantenha em um pote de vidro, dentro da geladeira, para consumo imediato.

16 colheres (sopa) 0,5 pontos
320g geleia com 8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: