quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Meu Aniversário

O dia foi super corrido, porque a banda famosa do meu marido lindo (Os Barcos) tocou a tarde, no Natal da Cidade, mas eu deixei parte da comilança pronta.  Adorei tudo, a presença das amigas mais fofas do mundo, os mimos, os carinhos, as crianças, tudo, tudo, tudo mesmo!

Brandade de Bacalhau pra Comer com Torradinhas
330g filés de bacalhau dessalgado sem pele
3 colheres (sopa) azeite
350g batatas
150g creme de leite light
150ml leite desnatado
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino
Folhas de manjericão fresco
            - Afervente o bacalhau rapidamente.  Desfie o bacalhau e reserve.  Corte as batatas descascadas em cubos de 2cm, leve ao fogo com creme de leite, leite, alho, sal e pimenta.  Cozinhe por 15 minutos ou até que fiquem bem macias.  Enquanto as batatas cozinham, numa panela coloque o bacalhau, o azeite, o sal e um pouco de manjericão em fogo bem baixo, e deixe refogar por 10 minutos até o bacalhau começar a se desfazer, deixe esfriar.  Amasse as batatas, junte o bacalhau, mexa vigorosamente até o peixe desmanchar. Acrescente mais folhas de manjericão e sirva na temperatura ambiente.

8 porções de 2,4 pontos
0,2 ponto por colher de chá
0,6 ponto por colher de sopa

Torta de Nozes
10 ovos grandes
4 colheres (sopa) conhaque
1 1/2 suco de laranja
90g açúcar light
1 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) cravo em pó
40g farinha de trigo com fermento
4 colheres (chá) fermento em pó
70g farinha de rosca
350g nozes picadas
            - aqueça o forno a 190 graus.  Unte com manteiga duas formas de fundo removível ou comuns forradas de papel manteiga.  Bata as claras em neve e reserve.  Bata as gemas, o conhaque e o suco de laranja até ficar uma mistura macia e cremosa e reserve.  Num processador bata o açúcar, a canela, o cravo, as farinhas e 300g de nozes até formar uma farofa fina.  Numa vasilha grande, misture a farofa com a mistura de gemas. Incorpore as claras em neve e coloque na forma untada.  Asse por 40 minutos ou até o palito sair limpo.

Calda da torta
125g açúcar light
150ml água
3 cravos
1 pau de canela
Suco de um limão siciliano
            - coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio, deixando ferver por 10 minutos. Quando o bolo estiver pronto, retire do fogo, coloque na travessa de servir, molhe com metade da calda, espalhe metades de cerejas ao marrasquino, cubra com o outro bolo, molhe com o restante da calda, espalhe o restante das nozes sobre ele e decore com cerejas.

15 fatias de 5,4 pontos

Cestinhas de Frango Thai (ou quase)
1 kg de filé de peito de frango picado na ponta da faca
150g cebola fatiada
3 colheres (sopa) gengibre bem picado
1 xícara (chá) folhas de manjericão
1/2 sachê de molho de tomate 0% gordura
3 colheres (sopa) vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) açúcar mascavo
sal e pimenta a gosto
            - junte o frango e a cebola numa panela bem quente e refogue até secar. Acrescente os demais ingredientes e cozinhe em fogo médio até secar o excesso de líquido, deixando apenas úmido.  Acerte o sal e a pimenta. Preencha cestinhas assadas de massa de pastel.

38 cestinhas de 1 ponto

Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: