segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lemon Curd ou o Melhor Creme de Limão

Quando Fer me deu o livro 1001 Comidas para Experimentar Antes de Morrer ele não imaginava que eu ia ficar contando quantas eu já tinha comido ou que ia fazer uma cruzada para experimentar todas as 1001.

Sou capaz de pagar um preço meio abusivo por algo que esteja na lista, hahaha, e por vezes me decepciono (como foi o caso da Bok Choi), mas quando eu li a descrição dessa delícia de limão sabia que iria amar.

O lemon curd é um creminho que faz sucesso na gringa, tanto na Europa quanto nos EUA, geralmente para comer com pão ou torradinhas, mas também se usa como recheio de torta.  Eu já havia visto alguns blogueiros falando desta maravilha e sabia que seria fácil encontrar uma receita bacanuda.  Faz algum tempo que eu escolhi a receita que iria seguir, uma mistura de Mark Bittman, Alice Waters, BBC e Fêzoca

Não me decepcionei em nenhum momento, pelo contrário, ficou muito melhor do que eu pensei, o problema é que agora pirei na idéia de fazer uma tortinha de limão, daquelas com merengue em cima, usando o Lemon Curd. 

Viva o limão siciliano, viva o creminho de limão e viva quem colocou essa delícia na lista!!!

3 ovos
125g açúcar
80ml suco de limão siciliano
56g manteiga light sem sal
4g raspas de limão siciliano
            - numa tigela, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem ovos, açúcar e suco de limão.  Leve ao banho-maria em fogo baixo, mexendo constantemente para que a mistura não ferva. Caso comece a formar bolhas, retire do fogo e bata ligeiramente com o batedor até esfriar. Em questão de minutos (entre cinco e dez) o creme irá engrossar, retire do fogo.  Junte a manteiga e as raspas de limão, misture bem, volte com a mistura para o banho-maria, mexa até voltar engrossar de novo.  Retire do fogo, passe por uma peneira e guarde na geladeira, em potes esterilizados.  Dizem que dura até três semanas na geladeira, mas eu quero ver é durar três dias aqui, eita coisa deliciosa.

20 colheres (sopa) de 1,1 pontos.

Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: