domingo, 2 de outubro de 2011

Frango com Quiabo

Meu marido ama frango com quiabo, mas não é muito comum eu fazer este prato pra ele, na verdade não é muito comum eu repetir um prato, afinal tenho mais de 14 anos de receitas dentro dos livros esperando ser testadas.

Só que bateu a saudade de Minas, e essas coxas estavam pedindo pra sairem do supermercado e habitar minhas panelas.

665g coxas de frango com pele (5 coxas)
265g quiabo picado em rodelas pequenas
100g cebola picadinha
15g alho processado
            - tempere as coxas a gosto meia hora antes de começar a cozinhar. Aqueça a wok (ou outra panela grande e com cobertura anti-aderente) e doure as coxas (sem adicionar óleo). As coxas deverão dourar por igual, formando uma casquinha no fundo da panela, pela gordura que irá sendo queimada. Quando estiverem bem douradas acrescente a cebola e 1/8 xícara (chá) água. Refogue as cebolas até ficarem bem macias.  Junte o quiabo, refogue por uns dois minutos sem se importar com a baba, ela que dará o tchans final do molho. Junte água até cobrir todos os ingredientes, acerte o sal, abaixe o fogo e deixe reduzir (uns 20 minutos). O frango estará cozido, o quiabo estará cozido mas inteiro, o molho estará espesso, amarronzado e cremoso (culpa da babinha deliciosa do quiabo). É só servir com arroz fresquinho e matar as saudades das Alterosas.

17,1 pontos o prato completo
3 coxas de 3 pontos
2 coxas de 3,5 pontos
1,1 ponto para o quiabo com o molho

Vitória da Conquista, 2011

Nenhum comentário: