segunda-feira, 4 de julho de 2011

Camarão à Baiana

Acho uma graça essas receitinhas à moda, geralmente elas fogem e muito do que é feito no lugar, mas a pessoa que a descreve quase sempre acredita no que diz.

Dona Nair também achou que esta receitinha fosse feita de um jeito bem baiano e, de verdade, ficou uma delícia, mas loooooooooonge de ser à baiana, hehe.

O mais importante aqui nem é a receita em si, mas desmistificar algumas coisas, na descrição do modo de preparo Dona Nair diz que o camarão deve ficar no tempero por no mínimo 3 horas, bem... se ele ficar esse tempo todo dentro de uma marinada com suco de limão já vai sair de lá cozido.

Ela diz também para fritar o camarão por cinco minutos, depois deixar ele cozinhar junto com o molho mais 10 minutos, se fizermos isso o camarão vai terminar duro e borrachudo :(

Camarão é coisinha sensível e deve ver a panela só pra tomar um sustinho, garantindo maciez e sabor.

150g camarão médio sem casca
1/4 cebola picada fina
1/2 dente de alho picado
100g molho de tomate 0% gordura
1 folha de louro
1 colher (chá) açúcar light
1 colher (café) tabasco
1 colher (sopa) óleo de canola
            - doure a cebola no óleo, junte o alho, refogue bem, acrescente o molho de tomate, o sal, o louro e o açúcar, deixe engrossar, acrescente os camarões mexendo bem até que mudem de cor (de cinza pra rosado), se preciso junte um pouco de água quente para afinar o molho. Junte a tabasco e sirva com arroz branco ou como molho de uma linda massa!


3 porções de 1,8 pontos.

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que é tabasco?
:(


Virgínia