segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ovos Mexidos e Mini-Ratatouille

Pois bem, na última sexta-feira eu me dei de presente um livro "Enciclopédia da Gastronomia Francesa", não sou muito amiga das coisinhas francesas porque acho que são muito cheias de detalhes, de cuidados, de nhém-nhém-nhém, mas o livro me ganhou, sabe quando você é conquistada por um objeto??

Ele olhou pra mim, eu comecei a folhear, enlouqueci, pirei mesmo, zibilhões de técnicas, todas com fotos, metade do livro com receitas, e todas as técnicas possíveis e imagináveis, lindo, lindo, lindo.

Já tinha feito umas tortinhas de limão siciliano e merengue italiano do livro, pra Ninha, mas como ela não foi, comemos (hihi) e desde a compra decidi fazer essa receitinha de hoje, o bom foi que descobri que não sabia fazer ovos mexidos, kkkkkk.

Mini-Ratatouille
 50g abobrinha
50g batata baroa
1/2 cebola
50g pimentão
1 dente de alho
1 colher (sopa) azeite
50g tomate
Ervas da Provence, Pimenta Caiena e Sal a gosto
            - pique todos os legumes em pedaços de 0,5 cm (olha o corte Macedoine aí gente!!!), despele o tomate e corte também do mesmo tamanho, descasque e pique o alho bem pequenininho. Numa frigideira salteie em óleo a abobrinha, a baroa, a cebola e o pimentão, um de cada vez, separadamente.  Numa panela que possa ir ao forno (ou outro recipiente com tampa) misture todos os ingredientes, e deixe em forno médio por 30 minutos para cozinhar, retire do forno e acerte o sal. 

3 porções de1,4 pontos


Ovos Mexidos
 5 ovos
1 colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
            - Com um batedor de arame (fouet) bata os ovos, tempere com sal e pimenta, unte uma frigideira com a manteiga, aqueça e acrescente os ovos, mantenha a panela em fogo baixo e não pare de mexer, lentamente o ovo irá cozinhando, não deixe cozinhar demais a textura deve ser cremosa, desligue o fogo e incorpore o creme de leite, sirva imediatamente.

3 porções de 4 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

P.S.: uma ratatouille de verdade leva berinjela no lugar de batata baroa, mas eu não tinha berinjela e a baroa estava precisando ser usada, como já disse anteriormente eu não sou radical, hihi.

Nenhum comentário: