quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bacalhau à Lagareiro e Batatinhas aos Murros

Logo depois que casei vi uma reportagem sobre Portugal que falava sobre batatas aos murros, achei tão exótico, tão primitivo e tão lindo que fui obrigada a reproduzir a dita, desde então, vira e mexe elas aparecem por aqui.

Batatinhas aos Murros
 250g batata bolinha ou batata miúda com casca
1 colher (sopa) azeite
Flor de Sal
            - cozinhe as batatas al dente, escorra e sobre a tábua de carne esmurre as batatas (isso mesmo, feche o punho e soque as benditas!), elas ficarão lindas espatifadas, numa travessa acomode as batatas, salpique flor de sal sobre elas e espalhe o azeite, leve ao forno por 30 minutos ou até dourarem.

Bacalhau à Lagareiro
450g lombo de bacalhau saithe dessalgado
1 colher (sopa) azeite
1/2 cebola picadinha
1/4 pimentão vermelho picadinho
1/4 pimentão verde picadinho
1 lata de tomates pelados com caldo e tudo
Sal a gosto
            - Numa frigideira bem quente ou numa grelha, doure as postas de bacalhau, mas deixe a carne tenra, sem cozinhar demais. Em outra panela doure a cebola no azeite, junte o pimentão, refogue até amolecer, junte os tomates picados, refogue, acrescente o suco de tomate que ficou  na lata, deixe ferver, acerte o sal, se estiver muito ácido use o truque do fermento em pó, deixe no fogo baixo até engrossar.  Para servir arrume em uma travessa (eu já fiz direto no prato, feito restaurante, hihi) as batatas lindas e douradas e as postas de bacalhau cobertas de molho.

3 porções de bacalhau de 3,5 pontos
3 porções de batatinhas aos murros de 2 pontos


Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: