sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vatapá

Agora em maio completamos quatro anos morando na Bahia, somente no ano passado conseguimos fazer amigos "locais", antes a maioria eram colegas do trabalho, outros professores vindos de todos os cantos do país, ou então eram só "colegas" daqueles que a gente encontra pra tomar uma cerveja mas que não conhece a mãe, a tia, a sogra, os sobrinhos etc.

Com isso, só fui descobrir este ano que uma tradição baiana é comer vatapá na sexta-feira santa, e eu nem sabia do que era feito (bacalhau!!!), comi no acarajé duas vezes, provei uma terceira num restaurante que fui com Virgínia e foi só.

Mas como Santa Carmem Virgínia não é santa a toa, a santa mãezinha dela nos presenteou com essa delícia para o almoço, uma massa cremosa, com uns camarões lindos por cima, coentro, aff, amei, na tabelinha do VP 1/2 xícara (chá) arroz + 3/4 xícara (chá) vatapá valem 10 pontos, pois eu quis comer uns 30, mas me contive, pelo bem do processo de RA, tava bom demais Ví!!!

Como ainda não fui formalmente apresentada a receita desse vatapá perfeito que comi vou reproduzir aqui a receita da coleção "Cozinha Regional Brasileira" da Editora Abril, que só tem coisa boa, hihi.

400g pão amanhecido
1 xícara (chá) leite de coco
1 xícara (chá) azeite de dendê
1 xícara (chá) cebola picada
1/4 xícara (chá) camarões secos e inteiros
1/4 xícara (chá) castanha de caju moída
1/4 xícara (chá) amendoim moído
1/2 xícara (chá) camarões secos e moídos
Sal a gosto
100g bacalhau cozido e desfiado
3 xícaras (chá) caldo de peixe
1/2 colher (chá) gengibre ralado
            - amoleça o pão, levemente, no leite de coco e bata no liquidificador. Reserve. Aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e os camarões inteiros, acrescente a castanha, o amendoim, o camarões moídos e o sal, mexendo bem.  Em seguida junte o creme de pão batido, o bacalhau e o caldo de peixe.  Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sempre.  Quando estiver soltando da panela adicione o gengibre, misture rapidamente e retire do fogo.  Experimente o creme para verificar se não tem sabor de pão cru.

7 porções de 7,8 pontos.

Vitória da Conquista, 2011.

P.S.: não faço idéia o tamanho dessas porções :(  Edito o post assim que descobrir como é feito o vatapá perfeito da Santa Mãezinha de Virgínia.

Nenhum comentário: