sábado, 2 de abril de 2011

Salada de Polvo

350g de polvo eviscerado
1 cebola grande fatiada
1 pote grande de caldo de camarão caseiro
100g champignon fatiado
1 colher (chá) manteiga
Alface e tomate a gosto
            - Leve ao fogo o polvo, a cebola e o caldo de camarão, junte água até cobrir o polvo (e mais se você quiser aproveitar pra fazer um caldo de polvo) e deixe cozinhar em fogo baixo por duas horas, acerte o sal.
            Retire o polvo do caldo com uma escumadeira, pique em pedaços pequenos e leve a uma grelha com a manteiga e os champignons, deixe dourar, junte o alface e o tomate e sirva imediatamente.

Eu sou uma pessoa com manias daí eu não curto (detesto mesmo) alface quente, por isso na foto a salada não está misturada, digo o polvo, o champignon, alface e tomate, não compuseram o mesmo prato, mas exclusivamente por essa minha mania.  A receita veio do livro Itália, da coleção Cozinha do Mundo, da editora Abril, parte do meu lindo acervo de livros de comer, lá é tudo uma coisa só, por isso passei a receita como no livro.

2 porções de 4 pontos

Eu cozinhei 1 kg de polvo, o restante guardei para duas ocasiões futuras, mais tarde, petiscando, vendo o dvd de Móveis Coloniais de Acaju e tomando uma cervejinha com o marido vou fazer um polvo à vinagrete e a outra parte foi pro congelador pra daqui a alguns dias iniciar minha sogra na arte de comer polvo, certamente postarei as receitas aqui.

Nenhum comentário: