terça-feira, 19 de abril de 2011

O Estrogonofe da Minha Mãe

Minha mãe faz esse estrogonofe desde que me lembro, Fernando é super-apaixonado por ele desde que fiz a primeira vez.  Da receita como um todo o que eu acho mais legal é ter que flambar, as labaredas lindas saindo da panela, ai ai, mas vamos a receita.

300g de carne de primeira picadinha (dessa vez foi coxão mole)
1 colher (chá) alho batido no processador
1/2 colher (sopa) margarina light
1/2 colher (sopa) farinha de trigo
1 dose de vodca
1/2 cebola
170g molho de tomate pronto 0% gordura
100g cogumelos picados
1 colher (sopa) molho inglês
1 colher (sopa) ketchup
1 colher (sopa) mostarda
1/2 caixa de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
            - tempere a carne com sal e pimenta, junte a farinha (ela serve pra selar a carne). Derreta a margarina numa panela de fundo grosso, acrescente a carne, a cebola, dê uma refogada rápida e junte a vodca. Flambe (e admire as labaredas lindas saindo da sua panela), acrescente o molho de tomate, os cogumelos, o molho inglês, o ketchup e a mostarda, misture bem e deixe ferver até engrossar o caldo. Acrescente o creme de leite, homogeneíze e sirva com Arroz Branquinho do Fer e batata palha.

8 conchas (daquelas do bobó) de 2 pontos.

Dessa vez a minha flambagem não foi bem executada e as cebolas ficaram muito mais crocantes do que deveriam, fato esse que não agradou muito ao marido, snif, snif, snif.

Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: