quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nhoque de Abóbora à Bolonhesa

Pra diminuir o peso das batatas na somatória dos pontos, incluir um vegetal deli-deli na sua dieta de maneira inusitada e não ficar sem o nhoque nosso de cada dia, segue uma receitinha de nhoque de abóbora.

Nhoque de abóbora
600g abóbora (qualquer tipo)
1 gema
100g farinha de trigo
25g farinha de trigo para enrolar os nhoques
            - cozinhe as abóboras no vapor, amasse até formar um purê, esprema com a ajuda de uma peneira para retirar o excesso de água, coloque numa vasilha, acrescente a gema e a farinha de trigo. Vai ficar uma massa molinha, mas com um pouco de farinha na superfície em que você vai trabalhar a massa dá pra enrolar tranquilo. Faça os cordões de massa, corte nhoques de um a dois centímetros e leve para cozinhar em água fervente já com sal, deixe os nhoques na água até boiarem, retire com o auxílio de uma escumadeira e coloque num escorredor. Ao final do cozimento de todos os nhoques despeje-os numa travessa e cubra com molho bolonhesa.

Molho Bolonhesa
350g patinho moído
1 colher (sobremesa) óleo de girassol
1/2 cebola picada
1 colher (chá) alho passado no processador
340g molho de tomate 0% gordura
1 colher (chá) fermento em pó
               - doure o alho e a cebola, junte a carne moída e refogue bem até secar a água formada, acrescente o molho de tomate, misture bem, acrescente o fermento em pó, homegeneíze, deixe no fogo baixo até engrossar. Sirva sobre o nhoque.

8 porções de 3,7 pontos (nhoque mais molho)
1 porção de 13,1 pontos (nhoque)
1 porção de 16,4 pontos (molho)

Vitória da Conquista, 2011.

3 comentários:

Unknown disse...

Sensacional, substituir a batata por abóbora, tudo de bom! Fiquei com água na boca e se eu tiver coragem, faço um dia, tá? Bjos!!

Ana Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula disse...

Água na bocaaaa!!! Daíse, que belezura é essa??? Eu querooo! Ninha