domingo, 10 de abril de 2011

Bobó de Camarão Comemorativo

Hoje é dia de festa, mas não é qualquer festa, hoje completamos dois meses de Vigilantes do Peso. Parabéns para mim e pra Virgínia, companheira inseparável nessa luta.

Para comemorarmos e pra agradar a sogrita que pediu que eu fizesse bobó de camarão, lá fui eu cozinhar o bendito, confesso que fiquei preocupadíssima, fiz altas contas na cabeça pensando o quão isso ia ser trágico nesse nosso trabalho de emagrecer, mas como eu sou persistente, vamos a receita:

1kg de mandioca cozida com sal
400g camarões limpos temperados com sal
70g de camarões defumados
200ml de leite de coco sococo com reduzido teor calórico
1 colher (sopa) azeite
120ml de vinho branco
1 1/2 cebola picadinha
1 colher (sobremesa) alho passado no processador
1/2 maço de coentro picado
            - Aqueça um copo de água e deixe os camarões defumados de molho por aproximadamente 15 minutos para hidratá-los.  Escorra e reserve a água. Bata a mandioca, aos poucos, no liquidificador com o leite de coco, se for necessário acrescente a água que hidratou o camarão defumado. Numa panela funda, doure a cebola e o alho no azeite, acrescente os camarões refogue até ficarem rosados, acrescente o vinho (eu usei meu vinho verde favorito, porque afinal era dia de comemoração) e deixe o álcool evaporar. Acrescente a mandioca batida aos poucos e vá incorporando nos camarões refogados, deixe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Acerte o sal e acrescente o coentro, misture bem, tampe a panela, desligue o fogo. Deixe abafado pelo tempo de pôr os pratos na mesa, destampe, misture novamente e sirva com um arroz branquinho delicioso.

30 conchas de 1,7 pontos (dessas conchas!!!)

Vitória da Conquista, 2011

Nenhum comentário: